segunda-feira, 13 de outubro de 2014

QUEM É ESSE DEUS QUE PERMITE ESSA MALDADE?


Henrique Faria

Eu vejo tanta gente questionando a existência de Deus ou, se Ele existe, a sua providência e o seu amparo, a sua presença na história como a fonte da felicidade, da prosperidade, da graça. A fome, a violência, a injustiça, a opressão, o analfabetismo, a miséria são fenômenos que conspiram contra a fé. Como pode um Deus, que temos por Pai, permitir o mal que acreditamos ser patrimônio do diabo?
Como racional que sou, pouco levado a crer no que a minha razão não consegue processar, pode parecer um paradoxo eu acreditar em Deus, principalmente diante dos desvios a que a humanidade foi submetida em relação à felicidade paradisíaca, explicados pela religião como ônus que o homem paga pela sua desobediência à disciplina imposta pelo Criador.
Convenhamos que não é justo a humanidade inteira pagar por uma mordida no fruto proibido e, o pior, per omnia saecula saeculorum. Se Deus é pai, segundo os padrões humanos como a religião o pinta, não é, com certeza, um pai justo e sensível. É muita miséria, muita fome, muita guerra, muitos inocentes sacrificados em nome de nada e por maldade dos seus próximos. E onde é que Deus fica nessa parada?
Se eu reconhecesse esse Deus super-pai, desenhado à imagem das criaturas, evidentemente que eu o teria como um mito, como provavelmente você o tem. A Bíblia diz e as evidências apontam para uma proposição inversa: as criaturas é que são imagem da divindade. Eu digo mais: elas se somam à divindade.
Eu acredito em Deus como um ente físico, que paira sobre a criação que constitui todo o universo. E mais: que nós temos o DNA de Deus. Talvez a ciência ainda venha a ter a coragem de admitir, empiricamente, que Deus existe e que é a sua energia que move tudo, desde a perfeição matemática dos movimentos siderais até o surgimento da vida nas plantas, nos animais, no homem.
Quando eu digo que portamos o DNA de Deus eu repito o que a sabedoria milenar dos nossos ancestrais afirmava sobre a nossa constituição à imagem e semelhança Daquele que nos criou. E quando eu digo que a ciência ainda vai chegar a admitir essa verdade, eu lhe chamo a atenção para a descoberta recente do Bóson de Higgs, o que pode ser a partícula inicial da matéria, também chamada de "a partícula de Deus". Evidentemente que é uma veleidade, em razão do meu absoluto desconhecimento da Física, querer justificar a minha crença com base neste argumento. Mas, o que me chama à atenção, é a busca científica pelo início da matéria. Eu acho que Deus, que para a ciência poderá ter outro nome, ainda vai ser explicado pela razão como o início da matéria.
Assim, eu não acredito que sejamos Deus, mas que componhamos a divindade. Somos a parte de Deus que teve início um dia por concessão Dele, eterno, mas fonte do início de tudo. E no DNA de Deus – eu digo DNA mesmo, o ácido desoxirribonucleico – que nós portamos nós herdamos o que Ele tem de melhor: o amor, a justiça, a sabedoria e a solidariedade. E agregamos a esses dons a fé, a esperança, a prudência, a fortaleza, a temperança e um muito importante que nos permite até nos despojarmos da divindade para rompermos com o equilíbrio da Criação promovendo o que as religiões chamam de pecado, a opressão, a injustiça, a miséria, a fome, a violência, a guerra. Esse dom é a liberdade, que permite ao homem recusar a divindade na sua composição. É o dom pelo qual o Criador se recusa a submeter o homem aos seus desígnios e permitir-lhe ser Deus ou diabo por sua própria opção.
Através da liberdade o Criador delegou ao homem a custódia da Criação. O homem, que traz em sua composição genética dons como o amor, a justiça, a sabedoria e a solidariedade, tem a liberdade de gerir a Criação como lhe apraz, nem sempre com amor, com justiça, com sabedoria, com solidariedade. Quando isso acontece, o desequilíbrio toma conta da Criação. E essa criança aí da foto, que foi criada para dar alegria, torna-se o espectro da tristeza, um monumento à maldade, à covardia, à insensibilidade.
Assim, respondendo à sua pergunta inicial – Quem é esse Deus que permite essa maldade? – eu aponto o meu polegar para o meu peito e o indicador para o seu nariz: Ele sou eu e ele é você. E espalho meus dedos todos para a imensidão dos povos que recusa a própria divindade. Esse Deus está em nós todos, que num determinado momento somos tentados a tomar um caminho que nos separa dos dons divinos que herdamos - geneticamente, insisto! - para nos transformar no diabo(aquele que divide), aquele que promove o mal.

3 comentários:

  1. É isso mesmo Henrique.. Deus nos deu o livre arbítrio.... Se deixamos o mundo como está, não podemos colocar na conta Dele, fica muito fácil, né? Que porcaria de filhos mimados que somos? Bjss! Saudades!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela atenção, Karina! Retribuindo bjss. Saudades também!

      Excluir
  2. Took me time to read all the comments, but I really enjoyed the article. It proved to be Very helpful to me and I am sure to all the commenters here! It’s always nice when you can not only be informed, but also entertained. 100% Polyester Melange

    ResponderExcluir