terça-feira, 11 de novembro de 2014

PADRE HUGO BERTONAZZI E SUA PROCURA PELO ROSTO DE MARIA


Henrique Faria


Você já pensou como seria o rosto de Maria, a mãe de Jesus? Pensou também que ele não tem herança genética de José? Ou que Jesus, que não teve um pai biológico e carregou consigo apenas os traços genéticos da sua mãe? Essas eram indagações que o padre Hugo Bertonazzi fazia a si mesmo e partilhava com as pessoas da sua intimidade.
Até que, alguns anos atrás, o padre Hugo teve uma inspiração.

Como era o rosto de Maria?

Para responder a sua pergunta de como seria o rosto de Nossa Senhora, pensou que, através do rosto de Jesus estampado no Santo Sudário, poderia chegar a uma imagem bem aproximada do rosto real de Maria. Quando conversamos sobre o assunto, em nenhum momento, em 2009, o padre mencionou, sugeriu ou deixou no ar que tal inspiração pudesse ter se originado de algum fato sobrenatural, visão, êxtase ou transe de espiritualidade – relato comum em histórias antigas da Igreja (algumas até bem recentes), que atribuem a um santo ou uma santa qualquer um fato prodigioso que “esquente” um relato de experiência transcendental. Nada disso. “Pensei e pronto!”, me dizia ele naquela ocasião.
No entanto, padre Hugo reconhecia que alguma coisa muito estranha aconteceu para que ele começasse a questionar sobre os traços do rosto de Maria, a Maria hebréia, oriental que, provavelmente não tivesse tido o rosto das Senhoras latino-americanas, europeias, asiáticas ou africanas, cada uma com um rosto diferente e traços que são próprios dos lugares em que são veneradas. Todas elas são uma só, mas vistas de maneira diferente. Mas, Maria teve o rosto dela. Um rosto comum entre as mulheres da Judéia que talvez não tivesse as características das Senhoras ocidentais.
Uma coisa era certa, pensava ele: Jesus tinha os traços de Maria. E, sem a herança genética de José, é possível que os traços de Maria fossem ainda mais determinantes no rosto de Jesus.

E como era o rosto de Jesus?

E qual o rosto de Jesus? Há uma pista de conhecimento público e, de certa forma, acolhida pela ciência, não exatamente comprovada, mas bem próxima da veracidade.
Foi então que o padre Hugo passou a estudar com mais interesse tudo o que envolve o assunto Santo Sudário, portador de um retrato atribuído a Jesus, reconhecido não só pela fé, mas pela ciência que, durante séculos debruçou-se sobre ele, procurando, inclusive desmistificá-lo com aconteceu recentemente. A própria Igreja, poucos anos atrás, permitiu o trabalho de cientistas que poderiam até ter declarado ser uma fraude histórica o que se fala sobre essa peça de linho que teria envolvido um homem morto, ensanguentado, e estampado ali os seus traços, guardada até hoje na cidade de Turim, no norte da Itália. A Igreja sempre tratou deste assunto com muita responsabilidade, respeito pela ciência. Mas as evidências trazidas pelas experiências e pesquisas conduzem, inevitavelmente, a uma verdade: o pano que envolveu o corpo de Jesus após a sua morte e que deixou gravada a imagem do seu corpo pelo sangue que impregnou aquele tecido é mesmo autêntico. E ali está gravado o rosto de Jesus.
Ainda um curioso do assunto, as leituras de vários dos mais de trezentos livros que falam sobre o Santo Sudário, foram deixando o padre Hugo Bertonazzi um estudioso do assunto. Sua afirmação, vinda talvez de uma inspiração divina sem arroubos de ascese, é de que o rosto de Maria também está ali. Naqueles traços do Sudário.

Tentativa de ajuda

Era o ano de 2003 quando essas indagações fervilhavam na sua cabeça. Como levar essa indagação para frente? Era preciso que alguém se interessasse pelo assunto e investisse numa pesquisa mais científica que identificasse nos traços do rosto de Jesus do Santo Sudário, o rosto da sua mãe. Chegou a pensar em levar até o apresentador de TV e empresário Gugu Liberato que talvez pudesse se interessar pelo assunto – mesmo que apenas sob a ótica jornalística. Achando que possivelmente pela sua influência na mídia, o padre Marcelo Rossi – cantor de grande sucesso e frequentador assíduo dos programas de TV – encaminhasse a questão para o apresentador para que ele e sua equipe pudessem descobrir ou elaborar, através de computadores e de avançadas técnicas de design, o retrato do rosto de Nossa Senhora. Dom Beni, então bispo de Lorena e grande amigo do padre Hugo, foi o portador da questão até o padre-cantor. Marcelo se manifestou: “Que bom que alguém pensou nisso!”, mas as suas atividades e a agenda assoberbada não lhe permitiram qualquer retorno ao padre Hugo. No entanto, o desinteresse foi providencial.

A Providência

Dona Ednira pinta rostos com maestria. E frequenta a paróquia de São Pedro, onde vivia e trabalhava o padre Hugo Bertonazzi, em Taubaté-SP. Conhecedor das suas habilidades, o padre contou a ela a sua já quase angústia pela procura do rosto de Maria, que poderia estar revelado no Sudário. Pediu a ela que pintasse um rosto de Nossa Senhora, extraindo as características do rosto de Jesus gravado naquele lençol. Ora! Ednira é uma artista plástica e não uma cientista. Mas ela aceitou o desafio e foi pesquisando até encontrar um rosto de Jesus, já pintado no século V, com as características do Santo Sudário. Mas era uma foto escura, sem boa definição, quase impossível de reproduzir. Foi pelo lado mais difícil: esquadrinhou o rosto de Jesus impresso no Sudário, estampado em uma foto, e passou a buscar ali um rosto de mulher.
Foram três meses de trabalho até Ednira chegar ao um rosto que atribui à Maria, mãe de Jesus. “Não fui eu quem pintou!”, exclama emocionada. E repete isso a cada cinco ou seis palavras. “Foi o Espírito Santo que me conduziu! Na minha capacidade de um ser humano sem muito estudo, ter pintado um rosto assim tirado de um, eu diria, negativo, só pode ser obra do Espírito Santo mesmo, e não me julgo melhor que ninguém, por isso sei que fui apenas um instrumento nas mãos de Deus. Com certeza se Ele providenciou assim é porque quer que as pessoas conheçam esse que deve ser de fato o verdadeiro rosto de Nossa Senhora”. Nem os retoques a que se viu obrigada a dar, não desfiguraram o rosto que pintara. Ednira tem uma foto do quadro em sua cabeceira da cama, que vê todos os dias. Mas quando se vê diante do quadro original que pintou, há uma energia diferente, ela sente ali a mão de Deus dando as pinceladas quando usou as suas para pintar. E se emociona, invariavelmente, todas as vezes que se vê diante do quadro.

Surge uma nova devoção

O quadro original – registrado na Faculdade de Belas Artes do Rio de Janeiro para resguardar os direitos autorais cedidos por Ednira à Mitra Diocesana de Taubaté – está bem na entrada da igreja de São Pedro, em Taubaté-SP, desde o ano 2008. E uma nova devoção vai surgindo entre o povo daquela comunidade: Nossa Senhora do Santo Sudário.
A principal mensagem de Ednira é de que “quando olharem o rosto de Maria, extraído do Santo Sudário, vejam o rosto de Jesus”, o que foi complementado pelo padre Hugo: “ver a mãe, e no seu rosto ver o Filho; ela é o caminho para Jesus, ela trouxe Jesus”. “O rosto de Maria inspira paz – acrescenta Ednira – eu quero que todos vejam nele o rosto de todos que precisam de paz, de justiça, de amor”. O padre ia mais longe: “isso pode ser um das provas da verdade do Santo Sudário”.
Em nenhum momento qualquer um dos dois falou em milagre, mas, cá entre nós, experimente colocar no quadro um papel tapando a parte inferior do rosto de Maria, onde seus traços são mais acentuadamente femininos – o nariz, a boca – e você verá, com certeza, o rosto de Jesus.
Falecido em 3 de novembro de 2014, o padre Hugo Bertonazzi, um grande empreendedor, iniciador e instalador de três paróquias na diocese de Taubaté-SP, deixa entre seus legados mais preciosos, uma nova devoção que ainda vai prosperar, marcar a diocese de Taubaté no cenário e na história da Igreja Católica e, o que é mais importante: a possibilidade física das pessoas verem no rosto de Nossa Senhora do Santo Sudário o rosto de Jesus, o caminho para que se chegue a ele, já que foi ela quem o trouxe para a humanidade.

Um comentário:

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